Lisboa tem o passeio de autocarro panorâmico “mais inovador do mundo”
Autocarro assume-se como um miradouro com vistas para todos os lados e para cima – e é também uma experiência multimédia.
Publituris
TAAG retoma este ano voos entre Luanda e Praia, via São Tomé
Miradouro do Zebro é nova atração turística no concelho de Oleiros
Faturação dos estabelecimentos hoteleiros em Portugal ultrapassou os 6MM€ em 2023
Portugueses realizaram 23,7 milhões de viagens em 2023
Allianz Partners regista crescimento em todos os segmentos de negócio
Azul celebra mais de 191 mil passageiros no primeiro aniversário da rota para Paris
Octant Hotels promove-se nos EUA
“A promoção na Europa não pode ser só Macau”
APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu
Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT
Chama-se “Smart Sightseeing” e começou a ser testado nos últimos dias de julho, no centro de Lisboa. Este autocarro panorâmico para turistas é, segundo a empresa que o desenvolveu, “completamente inovador e com caraterísticas que não existem em mais nenhuma cidade do mundo”. Esta diferenciação reside no facto “de ter vista total dos lados e por cima – e, à frente, tem um ecrã que, ora reproduz a rua que se está a percorrer, ora passa pequenos vídeos que descrevem os locais que está a atravessar, dando apontamentos históricos sobre a cidade e o país ou, então, contando os costumes e as singularidades dos bairros lisboetas e dos seus habitantes”.
O “Smart Sightseeing” parte de hora a hora todos os dias dos Restauradores (em frente ao Palácio Foz) para passeios de 50 minutos. Durante a viagem os turistas estão sempre a ouvir informações sobre os sítios onde estão a chegar, convidando-os a olhar para os pontos mais interessantes. E, entre cada um dos locais, são projetados 26 vídeos com uma atriz, imagens aéreas, virtuais e animadas que explicam a história, o caráter e a vivência da cidade. O autocarro é “muito espaçoso, confortável (só transporta 18 passageiros de cada vez) e climatizado”.
“Os passeios panorâmicos são um sucesso em todo o mundo, mas sempre lhes encontrei três limitações: mostram a cidade, mas não a explicam; são desconfortáveis sempre que chove, faz frio ou há muito calor; e perdem interesse quando cai a noite”, afirma Paulo Parreira, responsável por esta empresa de inovação turística nascida na Startup Lisboa. “Concebemos o nosso autocarro para ultrapassar essas limitações e, por isso, chamamos-lhe ‘Smart Sightseeing’: fazêmo-lo para sublinhar que é uma versão 2.0 dos tradicionais sightseeing, a qual explica o melhor da cidade numa linguagem divertida, opera à noite e tem sempre o maior conforto, independentemente do estado do tempo”.
“Todos os vídeos que passam estão dobrados em inglês, francês, espanhol, alemão e chinês (mandarim). E há alguns de reserva, para o caso de haver um acidente numa das ruas onde o autocarro esteja a passar ou um engarrafamento que atrase a viagem: nesse caso, ajudam-se os turistas a passar o tempo de uma forma interessante com, por exemplo, um vídeo que conta a história do pastel de nata”, refere a empresa.
A animação que é “feita à volta da atriz que vai falando ao longo da viagem acentua o tom alegre das suas tiradas. Mas isso não impede que seja dada informação fidedigna sobre a origem dos lugares, a sua evolução ao longo do tempo, ou, até, informações verdadeiramente originais: poucos portugueses saberão, por exemplo, que os historiadores se inclinam cada vez mais para a possibilidade de o nome Tejo ter origem numa árvore comum em Lisboa”.
Há também informação sobre o clima, a luz da cidade, as suas festas populares ou a sua gastronomia. E, embora de uma forma sintética, os clientes estão sempre a ser informados das caraterísticas dos bairros por onde vão passando: Mouraria é “onde nasceu o fado”, Alfama tem “origem muçulmana”, o Chiado é “cosmopolita”, o Príncipe Real “o bairro ‘trendy’, com muitos artistas e designers”, a Avenida da Liberdade a “zona de luxo, com lojas caras”.
“Lançámos este autocarro único em plena crise turística porque entendemos que é nestas alturas que a inovação é mais importante”, afirma Paulo Parreira, que já foi CEO da Lifecooler. “Sentimos que estamos a fazer algo pelo futuro do turismo em Portugal: quando o mercado retomar o seu fluxo normal, quem tiver inovado mais e qualificado mais os seus produtos e serviços vai ter grandes vantagens na retoma. À sua escala, o Smart Sightseening de Lisboa está a dar o seu contributo”.
Na sua viagem inaugural, a 27 de julho, o autocarro Smart Sightseening teve como passageiros a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, o vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Gaspar, e o diretor executivo da Startup Lisboa, Miguel Fontes.